quinta-feira, 28 de abril de 2016

Análise: “Sol da manhã – Supercombo”

Bem, trouxe para vocês essa música maravilhosa que escutei pela manhã, conclui que seria interessante fazer uma análise, para mostrar o quanto existem músicas que possuem letras mais agradáveis do que esse universo gospel que lançaram agora. Essa banda participou do Rock no Vale, evento que acontece todo ano no Brasil e recebe cantores como Marcos Almeida, Lorena Chaves, Tiago Iorc, Os Arrais e outros. Não estou fazendo apologia ao “desvio de ouvidos” kkkk não achem que escuto todo tipo de música secular, existem exceções que podemos carregar no nosso smartphone para escutar durante uma viajem, a caminho da escola ou da faculdade, para nos distrair e também fazer reflexões.

“Como eu adoro esses fogos embelezando o céu
Eu quase me esqueço que você tá do meu lado
Exigindo atenção
Que hoje está em falta”
No inicio da música logo observamos que ele fala de céu e alguém que precisa de ajuda. Pois bem! Os fogos apenas estão dando um brilho a mais, mas o foco é o céu, percebemos a admiração que ele tem por essa imensa criação de Deus, afinal o primeiro versículo da Bíblia estabelece a base de tudo que vem depois: “No principio criou Deus os céus e a terra”. A criação é o princípio da revelação de Deus aos homens. “Os céus proclamam a glória de Deus, e o firmamento anuncia obras das suas mãos” (Sl 19.1). Esta evidência é tão forte que Paulo considerou indesculpáveis os homens que rejeitam a existência e a soberania de Deus (Rm 1.20). Em seguida alguém que está do seu lado exige sua atenção, ou seja, precisa de ajuda, e a Bíblia também nos ensina sobre auxiliar o próximo quando pede algo, isso é o mesmo que fazer para o Senhor. (Mt 5.42 ; Mt 25.35-40). E por fim, “hoje está em falta” destaca o esfriamento do amor que está marcando o começo do fim dos tempos (Mt 24.12), o egoísmo só aumenta.

“Eu sou assim
Me distraio facilmente: "Olha lá o avião"
Nesse trecho, me apeguei ao que ele estava tentando passar ao dizer “eu sou assim”. Quando alguém pronuncia esta frase, geralmente a usa numa ocasião em que alguém não o conheça realmente, e nesse momento a maior verdade que ele tentou mostrar foi essa: a distração muito fácil com as coisas pequenas e isso é bom! O Senhor nos manda sempre sermos transparentes e mostrarmos quem somos: “Antes, seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é cabeça, Cristo” (Ef 4.15). Fariseus era um dos grupos que povoavam a estrutura política e religiosa da Palestina na época de Jesus, eles sempre procuram achar defeitos, mas Jesus sempre falou e agiu em verdade, porque Ele é perfeito (Jo 4.6)! E nós devemos buscar a santidade e perfeição porque Ele é santo e perfeito (Ef 5.1). A diante; se distrair com coisas pequenas? Sim! No mundo em que vivemos, onde carros e arranha-céus nos privam de sorrir da simplicidade, olhar para uma rosa ou borboleta é algo extremamente difícil para quem mora na zona urbana agitada, e cada vez mais as pessoas estão se privando de conhecer o que vale muito a pena!

“Enquanto você me espera no escuro
Eu aproveito pra tomar um sol da manhã”
Esse trecho me tocou bastante, pois podemos comparar esses dois tipos de pessoas; a quem conhece a Cristo, e quem ainda não o conhece. A Bíblia fala sobre a separação da luz e trevas (Gn 1.4). Levando para o lado espiritual, esses dois não se misturam não é verdade? Porque por um lado “Eles nada sabem, nada entendem. Vagueiam pelas trevas” (Sl 82.5; Pv 4.19; Ec 2.14), por outro “a luz é melhor do que as trevas” (Ec 2.13) e a “luz liberta” (Is 61.1). Por fim, como não viver tão bem com o sol da manhã? O salmista Davi se regozija com a alegria de ver este sol (Sl 30.5). A letra faz referência novamente a glorificação ao Deus que se revela através da criação, aproveitar momentos simples e principalmente acreditar que o melhor lugar é na luz da salvação com um simples adicional: perseverar mesmo depois de tantas lutas, pois ainda podemos “aproveitar o sol” – providência Divina.

“Sei que o clima tá tenso e eu to rindo
Não consigo evitar enxergar o que é bom”
Ah! Que maravilha! A Bíblia nos ensina a render graças ao Senhor apesar dos momentos difíceis, sempre contando bênçãos e nada de reclamações. Um exemplo que conhecemos é o da sunamita e seu filho que havia morrido de uma doença na cabeça, quando ela foi procurar o profeta Eliseu, que havia entregado a promessa a ela sobre o presente que o Senhor queria lhe dar, do qual era este menino, quem a recebeu foi o Geazi e quando ele perguntou o que tinha acontecido, ela respondeu “vai tudo bem” (2Rs 4.8-36). Que possamos aprender a contar coisas boas, e sempre olhar para situações ruins com uma atitude de riso, pois “somos mais que vencedores em Cristo Jesus” (Rm 8.37).

“As luzes refletem no seu rosto tirando a minha concentração
Enquanto você se alimenta de ódio
Me preparo pra juntar os teus pedaços.”

Um dia o exemplo da luz estimula quem está nas trevas a chegar para luz também (Mt 5.16). Creio eu que esta pessoa já tinha reflexos de luz porque alguém estava enviando raios dessa luz pra ela, a luz seria o evangelho (Sl 119.105) e aos poucos ela seria alcançada e retirada das trevas que é o caminho do ímpio (Sl 18.28; Mt 4.16; Jo 1.5; Lc 11.36). Enquanto essa outra pessoa estiver nas trevas, ela terá atitudes pecaminosas, mas é lindo quando ele diz “me preparo pra juntar os teus pedaços”, ajuda-la com amor e fraternidade a se reerguer, mostrar o quanto o lado da luz é melhor, esse é o nosso papel aqui na terra: pregar o evangelho a toda criatura (Jo 16.15)!


Nenhum comentário:

Postar um comentário